A Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) promoveu, no último dia 19 de março, duas celebrações especiais em homenagem ao Dia de São José, padroeiro da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). O evento reuniu educandos, aprendizes e representantes da instituição em uma programação repleta de atividades culturais e marcou a visita do vigário geral da Congregação, Padre Alejandro Bazan e do ecônomo geral, Padre Antônio Barone, que vieram conhecer o trabalho desenvolvido pela Epesmel.
Além destes, estavam também presentes na visita oficial o provincial brasileiro Pe. Lidio Roman, o ecônomo provincial Pe. Gilberto da Câmara e o coordenador da Equipe de Formação, Pe. Carlos Wessler.
Pela manhã, os religiosos foram recebidos com um esquete teatral que retratou passagens bíblicas centrais da vida de São José, incluindo o anúncio do anjo e a fuga para o Egito. Em seguida, um grupo de dança apresentou coreografias que emocionaram o público. O coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também se apresentou, interpretando a música "Se Leonardo Murialdo viesse para Londrina", composição original criada pelas crianças da instituição.
Após as apresentações, os visitantes percorreram as instalações da Epesmel para conhecer os projetos sociais e educativos oferecidos pela entidade, que há quase cinco décadas atua no acolhimento, formação profissional e inclusão de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidades. A instituição oferece cursos de aprendizagem, atividades culturais, esportivas e de recreação, além de contar com estrutura completa de alimentação, servindo três refeições diárias aos atendidos.
O padre Alejandro Bazán enalteceu o trabalho realizado: "Nossa congregação tem um carisma educador dedicado a formar corações com amor. A Epesmel é uma de nossas obras mais belas, prestando um serviço social e educativo de excelência para a juventude. Estamos felizes em conhecer e apoiar essa missão", declarou.
À tarde, as comemorações continuaram com a apresentação da banda do curso de musicalização da Epesmel, que executou uma canção inédita composta em homenagem a São Leonardo Murialdo. O momento ganhou contorno ainda mais especial quando os padres se uniram aos aprendizes para cantar juntos, celebrando a fé e o compromisso educativo da congregação.
Mais do Blog
Cotidiano -
jan 28, 2026
Governança com propósito e pastoral sinodal marcam formação de lideranças josefinas
Encontro de Formação em Fazenda Souza (Caxias do Sul - RS) qualificou religiosos e leigos para a governança com propósito e a ação pastoral, alinhando estratégias à id...
Continue lendo +
Cotidiano -
jan 27, 2026
Assembleia Anual dos Josefinos de Murialdo traça Plano Provincial para 2026
Evento reuniu religiosos da província brasileira para avaliação do ano anterior e definição de prioridades missionárias e administrativas para o novo ciclo.
Continue lendo +
Cotidiano -
jan 26, 2026
Exercícios Espirituais dos Josefinos fortalecem a missão para 2026
Continue lendo +
Cotidiano -
jan 26, 2026
Ordenação diaconal do frater Osvaldo Pereira da Silva Filho é celebrada em Fazenda Souza
Continue lendo +