
A Casa da Mãe Aparecida foi novamente espaço de encontro, oração e renovação missionária. Nos dias 23 e 24 de agosto, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) acolheu a Romaria Nacional de Animadores Vocacionais, com o tema “peregrinos porque chamados”: reunindo centenas de participantes de diferentes regiões do Brasil: consagrados e consagradas, seminaristas, ministros ordenados, leigos e leigas que atuam no serviço de animação vocacional em suas comunidades e dioceses.
A Família de Murialdo participou ativamente da Romaria por meio do Serviço de Animação Vocacional (SAV Murialdo), representado pelo Pe. Jéverson de Andrade, pelo casal vocacional Jucineide e Luiz Carlos Carvalho, da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina (DF) e pelas Irmãs Murialdinas Regina Mânica e Silvia Bergamo. Para todos, foi uma experiência de alegria e fortalecimento da missão.
Um encontro de partilha, oração e formação
A Romaria, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), teve como objetivo animar, formar e integrar aqueles que se dedicam ao serviço vocacional na Igreja do Brasil. Além dos momentos celebrativos, o evento contou também com o III Seminário Vocacional, que proporcionou reflexões atuais e desafiadoras sobre o caminho da pastoral vocacional em sintonia com a realidade do nosso tempo.
O Seminário foi assessorado por Dom Ângelo Mezzari, presidente da CMOVIC, e pelo jovem missionário digital Ronnaldh Oliveira, contando ainda com uma motivadora mensagem de Dom José, bispo de Parintins (AM).
Vocação e sinodalidade: animar a partir de Cristo
Em sua apresentação, Dom Ângelo Mezzari destacou que a animação vocacional é, em sua essência, profundamente sinodal. Para ele, a missão dos animadores vocacionais consiste em favorecer o encontro pessoal com Cristo, no qual cada pessoa descobre sua vocação, seu chamado e o sentido de sua vida.
O bispo recordou que a identidade batismal confirma que todo o povo de Deus é sujeito do anúncio do Evangelho e, por isso, a animação vocacional deve ser vivida em espírito de comunhão e corresponsabilidade. Com tom provocativo, lançou a pergunta: “Como animar, se não estou animado, se não me alimento da Eucaristia?”. Um convite claro a todos os presentes para aprofundar sua vida espiritual e missionária.
A cultura digital e o desafio da evangelização
Outro momento marcante foi a reflexão conduzida por Ronnaldh Oliveira, missionário digital, que apresentou o cenário das juventudes contemporâneas. Segundo ele, as pesquisas apontam que os jovens passam, em média, nove horas por dia imersos no ambiente digital.
Ele lembrou que não é possível pensar vocações sem compreender o espaço em que os jovens vivem e interagem. “A dimensão virtual é real”, afirmou, chamando a atenção para a necessidade de uma presença missionária também nas redes sociais.
Ronnaldh sublinhou que, no contexto da mudança de época em que vivemos, o animador vocacional é chamado a seguir o processo de Jesus: a encarnação. Assim como o Verbo se fez carne e habitou entre nós, também hoje é necessário reconhecer que Cristo se faz presente na rede virtual. Por isso, o desafio da Pastoral Vocacional é ser testemunha e anunciadora do Evangelho também no ambiente digital, onde tantos jovens buscam sentido e inspiração para suas vidas.
Caminho para o 5º Congresso Vocacional do Brasil
Durante a Romaria, foi oficialmente lançado o processo de preparação para o 5º Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá de 04 a 06 de setembro de 2026, novamente no Santuário Nacional de Aparecida.
Com o tema “Comunidades Vocacionais: encontro, testemunho e missão” e o lema “Perseverantes e bem unidos, partiam o pão pelas casas” (At 2,46), o Congresso buscará aprofundar a vivência comunitária das vocações na Igreja, destacando a importância do testemunho e da missão.
O evento contará com diversas etapas preparatórias a serem vividas em comunidades, dioceses, congregações, províncias eclesiásticas e regionais, tendo como referência o texto-base lançado durante a Romaria. Trata-se de um caminho sinodal e participativo, no qual cada comunidade será convidada a refletir sobre sua responsabilidade na promoção e no cuidado com as vocações.
Presença da Família de Murialdo: comunhão e testemunho
A presença da Família de Murialdo na Romaria Nacional de Animadores Vocacionais, por meio do SAV Murialdo, foi um testemunho de comunhão com a Igreja no Brasil e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Mais do que marcar presença, a participação significou fortalecer, animar e celebrar a caminhada do carisma de São Leonardo Murialdo, que continua vivo na missão de tantos religiosos, religiosas e leigos comprometidos com a animação vocacional.
O encontro em Aparecida renovou o compromisso da Família de Murialdo de anunciar o Evangelho e promover a cultura vocacional, especialmente junto aos jovens, onde quer que eles estejam — seja nas comunidades, nas redes digitais, nas escolas, centros sociais.
Mais do Blog
Cotidiano -
set 05, 2025
Jubileu dos Jovens e Jubileu das JuventudeS Murialdinas marcam encontro mundial em Roma
Continue lendo +
Cotidiano -
set 03, 2025
Religiosos Godwin Kwasi Kudzi e Pierre Paul Onitchango são ordenados diáconos
Continue lendo +
Cotidiano -
ago 19, 2025
XVI Congresso-Assembleia da ANALAM: fortalecendo identidade, missão e comunhão no carisma de Murialdo
Continue lendo +
Cotidiano -
jun 10, 2025
Pré-Assembleia da FDM: um marco na construção de uma identidade carismática
Continue lendo +